Que horas são?

domingo, 14 de outubro de 2012




Susana é minha amiga há mais de trinta anos. Crescemos juntas, na escola e na vida. Nos formamos juntas no magistério. Tivemos as melhores experiências da vida e nos apoiamos nas piores que ela nos reservou.

O tempo passou, seguimos, cada uma o seu caminho, mas a Vida (ela, de novo) nos reuniu novamente lá nos anos 90. Um dia descobrimos que éramos vizinhas e pudemos retomar a convivência diária. Compartilhamos alegrias, dores, lágrimas, segredos, confidências, almoço, jantar e colo. Neste período ela fazia residência médica na Santa Casa, aqui em Porto Alegre.
Fui à sua formatura, lá em Pelotas, vi a sua emoção, sabia da sua emoção, dos motivos de sua emoção. Eu sabia. Há uma cumplicidade de confidências entre nós que se tornou patrimônio afetivo. Mesmo de longe, sempre saberemos uma da outra. Há um código de vivências que ninguém nos rouba. Posso ir morar na Turquia e ela irá comigo, em afeto e amizade.

Pouco nos vemos, mas muito nos falamos, ainda que nossa amizade transcenda às distâncias. Construímos uma ponte invisível que nos mantém unidas.

Admiro cada passo que ela dá na vida. É uma mulher linda, (conquistou títulos de beleza, muitos!) uma médica bem sucedida,  empresária de sucesso, uma filha exemplar,  irmã amorosa e uma amiga ímpar. Tem a alma translúcida, um coração generoso e uma simplicidade que sempre me encantou.   Reconhece beleza no pé de alface que planta no seu sítio, no broto da flor que vê nascer  ou num pôr-de-sol em Punta del Este. Visita Paris, Espanha, Londres, Nova York com a mesma bagagem emocional que a leva de volta a Dom Pedrito, onde nascemos.
Requintados são seus talentos, entre eles, o piano. Toca lindamente as mais belas peças musicais. E, acima de tudo, é corajosa. Tem coragem de mudar quando tudo parece confortável, tem coragem de se desequilibrar quando o caminho se apresenta plano e repensar seus projetos se eles não apontarem a felicidade.

Susana é minha amiga. Que orgulho poder dizer isto! Orgulho do que nos tornamos, do que fizemos com as adversidades (e foram tantas!) que enfrentamos, do sucesso pessoal que conquistamos.


Susana teve perdas irreparáveis ao longo da vida. Alguns dos seus partiram mais cedo. Durante muito tempo seu coração ficou apertado em nós de marinheiro. Apanhou para a dor, mastigou a dor, foi a própria dor em alguns momentos. Então, cheia de amor e de vida  decidiu expulsar a dor e povoar o coração de esperanças e saudade amorosa.

Hoje, seus afetos que se foram, têm lugar especial no seu coração e na sua memória e, pelos fios invisíveis do amor, iluminam seu caminho, todos os dias. Superou a si mesma e (re)escreveu a própria história.

Comemoramos aniversário em datas próximas, ela no dia 11/10 e eu no dia 01/11 e nossa diferença de idade é de um ano. Nesta semana que passou pude cumprimentá-la mais uma vez, e meu coração se encheu de alegria, porque ela respondeu com uma linda declaração de amizade renovada.

Em  momentos como este,  eu penso: como não ser feliz?  Uma amizade como esta é uma benção infinita, um passaporte para a felicidade que vai além dos desejos triviais.




Escrevi pra ela, lá no Facebook:


"Daqui a pouquinho um novo ano começa na tua vida. Enche os dias de sol, flores, e amor. Celebra as conquistas, todas, e sonha loucamente. Trabalha com prazer e te entrega a cada vez que teu coração mandar. Ah, e renova nossa amizade por mais trinta anos, no mínimo! Então, "um pouco" mais velhas começamos tudo de novo.

Felicidades! Beijo"


Ela respondeu:




"Adorei, Ana Maria, obrigada pela amizade e pela presença constante em minha vida!!! Nossa amizade se renova automaticamente a cada 30 anos!!!! bjão"


E, no dia seguinte ela escreveu no meu mural do Facebook:




"Obrigada Ana, pela tua amizade de muitos anos e sempre igual, pela tua paciência em me escutar sempre que precisei, pelas boas e muitas risadas e aventuras que vivenciamos juntas, pelas maravilhosas recordações, pela terapia recente, pelos conselhos, muito obrigada por tudo! Sempre que tu ou tua família precisar quero que saibas que podes contar comigo! bjo"




Ela fez aniversário e eu ganhei o presente. Um carinho que não se mede!
Obrigada minha amiga por este vínculo tão forte que construímos.




Um comentário:

  1. Uma amizade tão linda assim,só para quem a merece.Abraço.Marcia

    ResponderExcluir