Que horas são?

sábado, 27 de abril de 2013

Amanda Costa
(imagem: Agência RBS)



CÉU DA SEMANA

"Cantigas na ondulação do vento, dança de silêncios cromáticos, arco na íris da flor. Salta, flutua, o bailarino louco, peregrino de todas as jornadas. Mercúrio, o viajante, cantautor e escriba, ingressa em Touro (1/5) onde transitam Sol, Vênus e Marte. Forças do elemento Terra, vida que vem do chão. Tradutor da voz, do silêncio e da pauta nas respirações alteradas, afina escuta, leitura e profecia. Portas de percepção ampliadas, limiar a cruzar. Na contraparte do eixo, Saturno em Escorpião pesa e pondera, estrutura que organiza e consolida. O Minguante (2/5) da Lua balão cede à gravidade. Pendurada nos galhos, o peso leve deita a semente no solo para ser raiz e se multiplicar em galhos outra vez, ramos em direção ao céu, mandala de flores e frutos. No trabalho dos dias, o caminhante entoa sua canção espiral e semeia novas galáxias."




Amanda Costa




INVENTÁRIO


   
                                  
Show completo do Vander Lee






























quinta-feira, 25 de abril de 2013






PRÍNCIPE





"Príncipe: 
Era de noite quando eu bati à tua porta 
e na escuridão da tua casa tu vieste abrir 
e não me conheceste. 
Era de noite 
são mil e umas 
as noites em que bato à tua porta 
e tu vens abrir 
e não me reconheces 
porque eu jamais bato à tua porta. 
Contudo 
quando eu batia à tua porta 
e tu vieste abrir 
os teus olhos de repente 
viram-me 
pela primeira vez 
como sempre de cada vez é a primeira 
a derradeira 
instância do momento de eu surgir 
e tu veres-me. 
Era de noite quando eu bati à tua porta 
e tu vieste abrir 
e viste-me 
como um náufrago sussurrando qualquer coisa 
que ninguém compreendeu. 
Mas era de noite 
e por isso 
tu soubeste que era eu 
e vieste abrir-te 
na escuridão da tua casa. 
Ah era de noite 
e de súbito tudo era apenas 
lábios pálpebras intumescências 
cobrindo o corpo de flutuantes volteios 
de palpitações trémulas adejando pelo rosto. 
Beijava os teus olhos por dentro 
beijava os teus olhos pensados 
beijava-te pensando 
e estendia a mão sobre o meu pensamento 
corria para ti 
minha praia jamais alcançada 
impossibilidade desejada 
de apenas poder pensar-te. 

São mil e umas 

as noites em que não bato à tua porta 
e vens abrir-me "



Ana Hatherly, in "Um Calculador de Improbabilidades"






(lua: 25/04/2013  01h 54m)





25-4-2013
- LUA CHEIA



"Data Estelar: Lua é Cheia em Escorpião.



Cumpra os deveres que lhe correspondam e os que surgirem dentro de seu círculo de influência, faça isso com a mente o mais desprovida possível de regozijo ou queixume, livre do medo de perder algo ou da ansiedade de ganhar alguma recompensa, além da necessidade de sentir-se na crista da onda ou de se autorizar a chafurdar na depressão. 
Todas as coisas, todas as necessidades, todos os deveres são igualmente importantes do ponto de vista cósmico. 
Porém, isso é algo que não é fácil enxergar, apesar de termos em nosso coração a suspeita de ser assim. 
Por isso, ainda que sua mente não esteja livre do medo ou da ansiedade de obter recompensas, cumpra seus deveres assim mesmo, mas se ainda isso for difícil para você, experimente se entregar sem reservas ao mistério da Vida que anima você, daí mesmo, do centro de seu coração."




Oscar Cesar Quiroga, astrólogo



*[Lua cheia no meu signo regente, luz generosa no meu caminho]


quarta-feira, 24 de abril de 2013





"angústia é lâmina
mais 
que afiada
e no seu corpo
já não cabe
mais
cicatriz"



[Nydia Bonetti]





Para celebrar o aniversário de JACK NICHOLSON...





John Joseph "Jack" Nicholson





Data de nascimento: 22 de abril de 1937




















"(...)Porém, ela *(a dor psíquica) é mais elegante que a dor física: nos dá a chance de chamá-la para um duelo, ao contrário da outra, que é um ataque covarde. A dor psíquica possibilita um diálogo, e isso torna a luta menos desigual. São dois pesos-pesados, sendo que você é o favorito.(...)"




Trecho de "Dialogando com a dor", crônica da Martha Medeiros publicada no jornal Zero Hora,21 de abril de 2013 | N° 17409







"Não sei fingir que amo pouco quando em mim ama tudo."


                          (Vergílio Ferreira)






"O amor não tem portas que possamos abrir e fechar, nem passagens secretas para um sótão onde possamos fazer férias dele. Toma conta de tudo em nós, envolve-nos como um lençol de tédio, sedoso, infindo. Ninguém fala deste tédio sublime, tão contrário à acção e à eficácia, imóvel inimigo do progresso do mundo. Só no trono do sonho, iluminado e funesto, o amor interessa. Prolongada, a vida torna-se demasiado curta e o amor ganha o ritmo da chuva que bate leve, levemente."





Comprar um livro é uma felicidade, um ritual, um acontecimento. Entro na livraria, geralmente sem saber o que vou levar. Espero que o livro me escolha, de alguma forma. Foi o que aconteceu hoje à tarde, quando vi "Nas tuas mãos", da Inês Pedrosa, romance vencedor do Prêmio Máximo de Literatura. Sei que a leitura será uma viagem de encantamento e delicadeza que vou compartilhar por aqui.



"Nas tuas mãos, originalmente lançado em 1997, é o segundo livro de Inês Pedrosa, uma das vozes femininas mais importantes da literatura portuguesa. No romance, a autora intercala os discursos de três mulheres de uma mesma família, entrecruzando memórias e pensamentos que ilustram três gerações. Mas indo além de seus conflitos íntimos, as personagens Jenny, Camila e Natália também dão voz a um século de mudanças históricas e sociais em Portugal.


Jenny, a avó, escreve um diário sobre as dificuldades do amor e sobre sua difícil relação com António, seu marido, que ela ama sem ser correspondida. Camila, a mãe, rememora, por meio de um álbum de fotografias, sua história de dores e militância política. E finalmente Natália, a filha, escreve cartas para a avó, nas quais expõe sua complicada relação com a mãe e a incansável luta em busca da felicidade."



[Inês Pedrosa nasceu em Coimbra, Portugal. Trabalhou no rádio e na televisão e é diretora da Casa Fernando Pessoa, em Lisboa.]




terça-feira, 23 de abril de 2013

SALVE , JORGE!


                                    Oração à São Jorge



"O dia de São Jorge é o dia de seu falecimento, 23 de Abril de 303, na Nicomédia. Seus restos mortais estão na Igreja de São Jorge, na Lídia, Israel."







"De acordo com a lenda, São Jorge nasceu no ano 275, na Capadócia, hoje território da Turquia. Ingressou no exército romano e, aos 23 anos, se tornou tribuno militar na Nicomédia. Ao ver que o imperador Diocleciano perseguia e matava os cristãos, passou a defendê-los. Por este motivo, foi torturado e degolado."








"Apesar do conhecimento geral, São Jorge não é o padroeiro da Inglaterra, pois o Papa Leão XII substituiu, em 1893, São Jorge por São Pedro. Entretanto, a bandeira da Inglaterra ainda usa a cruz de São Jorge (a bandeira com a cruz vermelha sobre fundo branco)."






"O Papa Paulo VI, em 1963, rebaixou São Jorge para santo menor de terceira categoria. Em 2000, o Papa João Paulo II restaurou a relevância do santo, que voltou a aparecer nos missais como santo patrono da Inglaterra."







"De acordo com tradição que surgiu apenas em meados do século XII, São Jorge matou um dragão. O dragão simboliza a idolatria destruída com as armas da fé cristã. Diz a tradição que as manchas na lua representam o milagroso santo e sua espada pronto para defender aqueles que buscam sua ajuda."








"São Jorge é sincretizado também com o Orixá Ogum na Umbanda. Ele representa a vitória sobre o mal que existe na alma de todos os seres, males como o egoísmo, medo e tantos outros, que deverão ser derrotados pelo guerreiro que existe dentro de nós."








"São Jorge é o padroeiro da Catalunha. Uma lenda regional diz que, após matar o dragão, ele deu à princesa uma rosa vermelha. Assim, no dia 23 de abril, especialmente em Barcelona, é comum que o homem dê à sua esposa ou namorada uma rosa vermelha."