Que horas são?

quinta-feira, 16 de outubro de 2014







Há  três anos nascia este espaço com o apadrinhamento afetivo da minha amiga Ana Lúcia. Neste período, fiz amigos novos, cultivei os antigos e recebo visitas de quem só passa para dar uma olhadinha. Sempre foi um espaço despretensioso, sem rótulos, sem calendários, apenas um espaço para os bons registros e um tantinho de mim, em cada postagem. Nestes tempos, em que as redes sociais tomaram o espaço dos blogs, pela praticidade de reunir tudo em um só lugar, é gratificante perceber que ainda recebo visitas constantes e fiéis. Agradeço, comovida, à Ana Lúcia que insistiu para que eu me permitisse estar aqui, e a todos os amigos que me prestigiam, com muito carinho. Que possamos nos encontrar por aqui, enquanto houver poesia, nesta Vida.
Muito obrigada!

quarta-feira, 15 de outubro de 2014





não sei navegar nos teus silêncios


"(se um mapa houvesse,
perder-me-ia, na urgência
de os ler)
distantes, opacos,
ensurdeço
no esforço de te entender.
insondáveis as águas
deste imenso
vazio
baixo as velas
e encosto-me à deriva das marés
que há na tua voz.
até um dia
acostar
a ti."




Rosa Maria Ribeiro




segunda-feira, 13 de outubro de 2014





" - Se te fores de mim, não volta. Mas, se voltares, não procura por mim onde me deixaste. Estarei já perto de onde começaste teu retorno, pois atrás de ti terei ido desde tua partida com todo o desejo do meu coração, com todas as palavras de súplica que conheço e com o corpo incendiado pela febre de uma paixão sem fim. Retorna então ao lugar para onde foste, que por este caminho estarei a andar, e chegarás então por trás de mim, e não pela frente, como estaria eu a pensar. Mas isso não importará, estarei tão tomado pelo encanto de te encontrar que já não pensarei sobre de onde vens, mas apenas que vieste".

Há muitos anos ele disse isso a ela. Ele continua a andar por aquele caminho, na esperança de vê-la chegar por qualquer quadrante.
Seu coração ainda é feito de fogo."



Pedro Moacyr Pérez da Silveira
Professor de Filosofia do Direito na Universidade Federal de Pelotas.