Que horas são?

terça-feira, 16 de outubro de 2012




Sou amiga da Helô há alguns bons anos. Ela é uma mulher inspiradora, mãe de quatro filhos maravilhosos, escritora, blogueira, amiga fiel, parceira na vida quando precisamos dela. E é linda! Por dentro e por fora. Generosa e carinhosa, já me deu ombro e colo quando precisei, já celebramos à Vida e às conquistas dos nossos filhos. 

Ganhei este texto de presente para comemorar o aniversário deste meu "filho".



"Vida. “Um nada no mundo, um mistério profundo?”, assim já dizia a letra da velha canção. Viver. O que é a vida? Eu Sou vida, você é vida. Nós temos vida e a manifestamos “como der, ou puder ou quiser”. Sempre desejada! Por mais que esteja errada. Ninguém quer a morte, só saúde e sorte. E a pergunta rola e a cabeça agita... eu fico com a pureza da resposta das crianças: é a vida, é bonita e é bonita. 

Como eu vejo a vida ? Em Lucas 11.34, Jesus disse: “Os olhos são como uma luz para todo o corpo: quando os seus olhos são bons, todo o seu corpo fica cheio de luz. Porém, se o seus olhos forem maus, o seu corpo todo ficará na escuridão.” A antiga expressão também dizia, que os apaixonados vêem o mundo cor-de-rosa. Sim  !Como eu ando vendo a mim mesmo, vida? Como estou vendo as outras pessoas, o meu país, o Universo, as Leis divinas ?


Para compreender as leis, basta observar:  a plantação é livre, mas a colheita é obrigatória. Tudo o que semeamos crescerá. Vamos imaginar então que Deus nos deu um presente: um lindo vaso contendo uma semente de girassol, nos deu também algumas ferramentas e manuais de instrução, contando a história de Grandes Jardineiros. Esse presente representa a minha vida. O que eu faço com ela ? Se esquecer de regar, ela morrerá; se eu não apará-la, muito feia ela ficará. Se eu deixá-la nas mãos de outras pessoas, estas não terão o tempo necessário de cuidar da plantinha delas e não poderão cuidar da nossa como nós poderíamos. Posso ficar sentada observando-a e pensando:”ontem você estava mais bonita, hoje você está tão feiosinha !” ou, quem sabe, “Cresce logo, planta, como será amanhã, hein, hein? Posso ficar parada olhando para ela, esperando que a chuva a regue e deixar assim atrofiar as mãos que Deus me deu para semear, negando todos os instrumentos de trabalho que Deus me deu. Posso sufocá-la, na ânsia de regar demais. E posso deixar de lado toda a ignorância: tristeza, preguiça, desânimo, desesperança, irritação, porque isso tudo só irá destruir a Flor e enfim buscar o Sol da Sabedoria e do Amor de cada dia, para que ilumine este servo Jardineiro, que está aprendendo a cultivar.

O mundo espera cada flor. Cada flor é importante para o jardim. Crescer, deixá-la livre, admirá-la e então linda planta viverá. Deus não quer uma flor murcha ! Eu escolho como cuidar do presente que Deus me deu. Presente. Que paradigma ! O que é a vida, agora ? O vaso de flor que Deus me deu.  Que tal respeitar o tempo que a flor leva para brotar ? Que tal aceitar que ela morre e renasce novamente ? Que ela possui seus espinhos, sim, e que aprendendo posso me machucar, mas há milhões de pólens frutíferos para um ínfimo espinho perdido. Que tal, decidir cuidar da flor, ciente de toda a sua glória e magnificência ? Eis a dádiva da vida.

Olhemos com os olhos deslumbrados de luz para admirar a oportunidade de semear. Se olharmos com rancor proveniente do passado que sofremos, ou com temor vindo do novo que inevitavelmente chegará, não cultivaremos como se deve o nosso presente e a luz que há em nós se esconderá. Olhai para a beleza das flores, que crescem à medida que cresce o amor de Deus para com cada homem. Depressão é negar esse amor. Desespero é desesperança. Falta é ilusão.

Há muitas abelhinhas esperando o seu chamado, querendo propagar o néctar da vida. Há um jardim inteiro a ser semeado e cada flor tem o seu lume, não negue a Deus o seu perfume. Vamos juntos cultivar !"

Nenhum comentário:

Postar um comentário