Que horas são?

domingo, 29 de julho de 2012

                                    (eu era míope até pouco tempo, hoje minha visão é menos distorcida...)



Ler os escritos do Padre Antônio Vieira é mergulhar no mar das inquietações. É uma leitura que nos acompanha, fazendo-nos (re)pensar temas que pensávamos claros.
O que nos faz cegos diante da Vida? Quem nos cega? Por que nos cega? Vemos apenas o que queremos ver ou nos permitimos enxergar além? E vendo com clareza, admitimos os fatos ou cerramos os olhos?  A cegueira é um caminho estreito ou nos conduz a uma felicidade inventada?
Não tenho as respostas certas, ao contrário, coleciono dúvidas. Só uma certeza me habita: quero ter a coragem de abrir os olhos diante da realidade, ainda que ela não seja tão iluminada. Viver bem é viver na luz.


CEGUEIRA DE OLHOS ABERTOS


"A cegueira que cega cerrando os olhos, não é a maior cegueira; a que cega deixando os olhos abertos, essa é a mais cega de todas: e tal era a dos Escribas e Fariseus. Homens com os olhos abertos e cegos. Com olhos abertos, porque, como letrados, liam as Escrituras e entendiam os Profetas; e cegos, porque vendo cumpridas as profecias, não viam nem conheciam o profetizado.

(...) Esta mesma cegueira de olhos abertos divide-se em três espécies de cegueira ou, falando medicamente, em cegueira da primeira, da segunda, e da terceira espécie. A primeira é de cegos, que vêem e não vêem juntamente; a segunda de cegos que vêem uma coisa por outra; a terceira de cegos que vendo o demais, só a sua cegueira não vêem."




 Padre António Vieira, in "Sermões"




Nenhum comentário:

Postar um comentário