Que horas são?

quinta-feira, 2 de maio de 2013


É maio, outra vez. Mês especial, temperatura amena, luz dos impressionistas, tardes quentinhas e café com bolo. É outro maio, que poderá ser tão lindo e celebrado como o maio que ficou em nós.







                   



               




"Maio é o quinto mês do calendário gregoriano e tem 31 dias. O seu nome é derivado da deusa romana Bona Dea da fertilidade. Outras versões apontam que a origem se deve à deusa grega Maya, mãe de Hermes.

Sob o Antigo Regime francês, era de costume plantar um "Maio" ou "árvore de Maio" na honra de alguém. No Condado de Nice moças e rapazes "giravam Maio" ao som de pífano e tambor, ou seja dançar as rondas de Maio ao redor da árvore de Maio." (WIKIPÉDIA)










       MUGUET- flor de maio
                  


 

"A história do muguet, essa florzinha singela e perfumada tornou-se um símbolo do mês de maio, tempo de primavera na Europa. Contam que os Celtas festejavam o muguet no primeiro dia do mês de maio. Na idade média ela era colhida para festejar as noivas; na França do Renascimento, Charles IX recebeu um galhinho de muguet no primeiro de maio e instituiu o costume de oferecer muguets, nessa data, às damas da corte.


          




Em seguida, as costureiras, também na França, cultivavam a tradição de oferecer muguets às crianças no dia primeiro de maio, como porte-bonheur (símbolo de boa sorte) costume que foi incorporado pelos trabalhadores, que transformaram a singela flor em símbolo da festa do trabalho.

         






O muguet é uma planta das regiões temperadas ela cresce nos bosques, em locais protegidos da luz intensa, na Ásia na Europa e nos Estados Unidos e desabrocha no início da primavera. Ele simboliza a entrada da primavera no hemisfério norte.
            







As flores, que têm a forma de pequenos sinos, também são conhecidas como Lis de la vallée (lírio do vale) e lágrimas de Nossa Senhora (em Portugal); elas exalam um perfume delicioso e são consideradas como símbolos de felicidade e da boa sorte. O Muguet é a flor símbolo da Finlândia. Na França e na Bélgica ele é oferecido aos familiares e aos amigos no dia 1 de Maio, “Dia do Trabalho”, com votos de felicidades e prosperidade, e simboliza também, na França, os 13 anos de casamento, as Bodas de muguet." (Do blog 'Pra não dizer que falei de flores')

   
      


     



    





Celebração de maio/2012
Belo Horizonte





2 comentários:

  1. Maios passados fiquem lá atrás, como doces lembranças...
    Que venham os próximos, cheios de promessas!
    Maio de mães com sorriso no rosto, temperaturas amenas, viagens, carinhos, delícias...

    ResponderExcluir
  2. Que seja um mês de mães com sorriso no rosto,Ana! Que seja maio com todas as suas possibilidades. Beijo e obrigada pela visitinha!

    ResponderExcluir