Que horas são?

quinta-feira, 17 de novembro de 2011



           
"O primeiro céu é do barriga da mãe"

                           Livia Garcia Roza


Li a frase da Livia e, imediatamente, pensei no universo que somos para nossos filhos. MÃE é um universo. Se o primeiro céu é o da barriga da mãe, seremos sempre parâmetro para os céus que virão ao longo da vida, até que, maduros, tenham seus universos próprios, suas estrelas, suas galáxias, seu mundo.

O primeiro céu que ofertamos a eles é azul, límpido, com nuvens brancas a formar desenhos graciosos. Aqui fora, no entanto, as condições climáticas mudam, e, com elas, teremos que apresentar outros céus para os nossos filhos. Pra que saibam navegar neste Universo imenso, com a segurança de quem sabe que as tempestades passam e céus de brigadeiro farão teto aos seus dias.

Capitanear suas vidas nos primeiros anos exige dedicação, desprendimento, desapego e amor,  muito amor.

Assistir suas vitórias é felicidade que não se mede; deixá-los vivenciar suas derrotas como aprendizado para novas viagens é certeza de coração apertado com nós de marinheiro. Mas só assim saberão ler a carta de navegação que a Vida pede.

Mães e filhos, universos diferentes, o mesmo amor...e as estrelas do primeiro céu a sinalizar bons caminhos, boas trilhas e um atalho constante para um colo amoroso.


Um punhado de estrelas brilhantes é a herança maior que deixo para o meu filho...

 
 

Um comentário:

  1. Que bonito, Ana Maria! Muito obrigada, cosquirídia!
    Teu texto é maravilhoso! Agora há pouco, conversando com uma senhora, comentamos da dificuldade que passamos quando os filhos saem de casa. A gente faz o possível para dar um céu cheio de estrelas para os filhos e sei que tu já preparaste o céu mais lindo para o teu.
    Bjim

    ResponderExcluir