Que horas são?

segunda-feira, 24 de outubro de 2011




Pietro é daquelas pessoas especiais e encantadoras, que escreve com o coração. Um poeta que fala sobre as mulheres como ninguém. Neste texto que transcrevo aqui ele desvenda a alma feminina e descreve o melhor de nós.
Para as mulheres, uma homenagem. Aos homens, um aprendizado...


PORQUE HÁ MULHERES QUE PORTAM A LUA

Pietro Nardella-Dellova

 
Há mulheres que são amadas. Mas, há aquela mulher muito amada - amada assim, de fotografar, de voar, de transpirar noite adentro. Amada de cantar e dançar, amada de não compreender, amada de gemer à distância, amada de resmungar. Amada de sorrir – e rir, gargalhar. Amada de não descansar. Amada na varanda, amada na cobertura, amada no sofá, amada no banquinho, amada à direita da cama, amada à esquerda da cama, amada aos pés da cama, amada ao lado da cama, amada sob a mesa, ao lado da mesa, na cadeira.

Há mulheres que são amadas intensamente. Mas, há aquela em que a intensidade é apenas um detalhe, porque ela tem o fio da feminilidade com o qual poetas não se perdem em seus labirintos!

Há mulheres que são amadas, tão amadas, que não importa qual o vinho que se leve à boca, elas serão sempre melhores. Porém, há aquela que por ser assim, tão mais amada, o vinho e a água se misturam em alquimia, porque é mulher que faz água na boca e vinho sob seus pés!

Há mulheres, muitas mulheres, mulheres amadas que cabem no bolso ou entre as páginas de um livro. Mas, há aquela que cria a sensação de que não cabe na eternidade, porque seus beijos acontecem apenas em cada um dos universos de cada pupila, de cada poro e de cada toque – é mulher-sol!

Então, são mulheres que se despem como se fizessem música, mas, há aquela que se despe na entrada (ou na saída) do aeroporto e nunca mais usa quaisquer tecidos, porque a ela foi dado o poder de ser música e poesia - a um só tempo. O poder de ir e vir, e de segurar na mão de deuses! Ela abre suas asas, seus lábios, seus olhos e vai escrevendo nas nuvens com o sopro de sua boca que existe um amor sem fim e um modo de amar sem fim, de um “tiamosenzafine” que mistura alguma nota de Piaf com a graça de Giorgia e a energia de Pausini...

Há mulheres com as quais amar significa, antes de tudo, dar sentido às letras, às notas, aos sons, aos parágrafos, aos paraísos. Mas, há aquela, assim, tão amada, que as letras, as notas, os sons, os parágrafos, vão se perdendo no paraíso da sua pele. Porque as mulheres amadas, as muito amadas, têm sua pele como tecido a ser beijado, mas, esta, além da pele a ser beijada, tem pintinhas, milhões de pintinhas, pintinhas que formam desenhos, e formam letras, e palavras, e caminhos. Pintinhas que levam aos seios, ao fogo, ao abdômen, às costas e, por isso mesmo, os beijos se multiplicam e se tornam uma bênção única e indecifrável!

Por isso mesmo aquelas mulheres amam, mas, esta, ama e abençoa, porque o seu amor é uma unção, um nascer, um curar, um colorir, um florir. Com aquelas se buscam flores e com esta planta-se um jardim!

Há, enfim, mulheres cujos beijos marcam como fogo em um instante. Mas, há aquela, cujo beijo não termina, beijo multiplicativo, beijo que une todos os cantos do mundo e os cantos da boca, beijos mil beijos em um, “beijosmilbeijos” que partem a terra ao meio!

                   (Amazzonia, 22 novembre, 2010)

Sobre Pietro Nardella - Dellova:

http://nardelladellova.blogspot.com/
(Professore di Diritto e Filosofia da 1990, Consulente USA Itália Europa Brasile; Ms Sinagoga Scuola. Studi: Filosofia; Giurisprudenza; Specialista in Diritto Civile; Specialista in Letteratura; Master in Scienza della Religione, PUC/SP; Master in Diritto e Filosofia del Diritto, USP; Membro dell'UBE (Scrittori brasiliani, portoghesi e italiani); dell'ABEDI (Studo Giuridico). Libri e gli altri Scritti: AMO, 1989; NO PEITO, 1989; ADSUM, 1992; FIO DE ARIADNE, 1994 (org); LA PAROLA SACRA E UMANA, 1998; LA CRISI DEL DIRITTO, 2000; GIUSTIZIA, Z. Zini (traduzione); FILOSOFIA DEL DIRITTO PRIVATO, Pietro Cogliolo (traduzione); LA MORTE DEL POETA (A MORTE DO POETA NOS PENHASCOS E OUTROS MONÓLOGOS). Ed. Scortecci, 2009, 312 pag (Livraria Cultura);)
 

Um comentário: